Blog WireMaze

Sedl2 1 847 450
08 Outubro 2018

Valongo: Semana Europeia de Democracia Local 2018

Durante a semana de 15 a 21 de outubro, no âmbito da Semana Europeia de Democracia Local, autoridades locais e regionais dos 47 Estados-membros do Conselho da Europa foram convidadas para a organização de eventos públicos para promover a participação democrática.

“Participação, deliberação e compromisso dos cidadãos: para uma próspera democracia local” com o especial foco na participação de jovens, é o tema da edição de 2018.

Por mais um ano consecutivo, o município de Valongo tem a semana preenchida com eventos gratuitos e abertos ao público geral. O programa pode ser consultado aqui. A autarquia conta com a presença de diversos jovens que de alguma forma participaram na comunidade valonguense através de projetos escolares e orçamentos participativos.

No dia 18 de outubro pelas 14:30 a irá ocorrer a conferência internacional “Caminhos a seguir” no Museu municipal de Valongo. Esta conta com as apresentações de Yves Cabannes da University College London, José García Molina Vice-presidente da Junta de Castilla-La Mancha, Joe Moore Vereador da 49ª divisão de Chicago, Anna Sukhova e Ivan Shulga, Orçamento Participativo da Rússia, bem como José Manuel Ribeiro, Presidente da Câmara Municipal de Valongo da Rede de Autarquias Participativas.

No dia 19 de outubro (sexta) entre as 9h e as 16h terá lugar a formação para técnicos municipais organizada pela WireMaze. Abordará a implementação e avaliação de impacto em Orçamentos Participativos. O objetivo é abordar pormenores práticos nas fases de implementação e avaliação de impacto, usando técnicas de grupo para gerar discussão e partilha. Esta ação resulta do feedback recolhido na sequência dos vários workshops realizados nas autarquias portuguesas ao longo dos últimos 2 anos e fecha um ciclo dedicado ao Orçamento Participativo.

A Semana Europeia de Democracia Local irá finalizar no domingo dia 21 com atividades diversas nas piscinas municipais de Valongo e Alfena.