Blog WireMaze

Maps650x650 1 1 847 450
25 Setembro 2018

Google Maps deixa de ser gratuito

A partir do dia 16 de julho 2018 entraram em vigor novos preços para o uso da API do Google Maps (interface de programação para a geolocalização).

Se utiliza algum mapa no seu site ou aplicação móvel, existem mudanças importantes a ter em atenção.

Uso gratuito para:

Tornou-se ainda necessário fazer o registo dos dados de faturação para todos os utilizadores que pretendem continuar a utilizar a API, independentemente do número de acessos diários. No entanto, apenas irá pagar por aquilo que utilizar podendo estabelecer limites de uso para se proteger de aumentos inesperados. Existe também a possibilidade de desconto para grandes volumes (acima de 500 000 acessos mensais).

maps 2em1

Mapa estático (fonte: WireMaze)                                                         Mapa dinâmico (fonte: Uniplaces)

Consulte aqui os detalhes sobre os novos preços

Uma das alternativas possíveis são os mapas “Embutidos” (Embed) pois são gratuitos, no entanto o seu uso é limitado. Permite introduzir um único endereço que poderá somente aproximar e afastar. Os mapas nos dispositivos móveis mantêm-se gratuitos como pode verificar na seguinte tabela.

tabela de preços

A maioria dos nossos clientes enquadra-se no patamar gratuito. Contudo,  é importante constatar que é uma funcionalidade que deixou de ser grátis e tornou-se mais limitada. Para consultar o número de acessos ao seu site terá de aceder ao Console do Google Cloud Platform.

Para qualquer dúvida estamos disponíveis para responder a todas as questões, não hesite em contactar-nos.