Blog WireMaze

Onu2 1 847 450
24 Agosto 2018

Portugal no nível "Very High" do E-Government Development Index das Nações Unidas

Desde 2003 a ONU apresenta um Ranking dos Estados-membros onde indica quais os países que mais evoluíram nas práticas de e-government e qual o nível de interação com o cidadão nas plataformas eletrónicas, índice de e-participation.

Em 2018 quem lidera o ranking de 193 países é a Dinamarca, sendo que Portugal encontra-se em 29º lugar no índice de e-government e 30º lugar no índice de e-participation. Foi uma evolução positiva desde 2016 (último relatório), subimos 9 lugares em e-government e 20 lugares em e-participation. Nos gráficos abaixo apresentados verifica-se que Portugal está acima da média mundial, regional e sub-regional em ambos os índices.

EGDI Rank

EPART Rank

Fonte: ONU

A evolução tecnológica revolucionou as atividades do nosso dia-a-dia seja no âmbito pessoal ou profissional. Na administração pública a realidade é a mesma e essa mudança é para melhor.

A adaptação tecnológica nas atividades diárias das autarquias portuguesas revolucionou processos e otimizou recursos. Como resultado as autarquias aproximaram-se dos seus munícipes desenvolvendo uma relação de confiança e uma sociedade um passo mais perto da transparência. É com esse intuito que a WireMaze trabalha todos os dias.

O progresso indicado no United Nations E-Government Survey 2018 demonstra que as autarquias estão no bom caminho de desenvolvimento digital e de conexão com os cidadãos. Ainda assim, existem muitos processos a serem melhorados e muitos lugares para subir para chegar ao top 15 da Europa.