Blog WireMaze

Guimaraes3 1 847 450
03 Julho 2018

Guimarães: Bruno Oliveira revela novidades e estratégias do novo site e da nova App!

Cada vez mais perto dos munícipes, Guimarães lançou no dia 1 de julho o site atualizado e a nova App Guimarães Cityfy com o apoio da WireMaze. Entrevistamos o Bruno Oliveira, Chefe de Divisão de Sistemas de Informação da Câmara Municipal de Guimarães, que nos revela algumas novidades e estratégias da autarquia.


WM: Quais são os principais objetivos da autarquia com o lançamento do novo site?

BO: O novo website está pensado, em primeira instância, para os serviços disponibilizados ao cidadão e às empresas. Com uma interface mais intuitiva, a nova página privilegia, no seu topo, ligações rápidas que foram escolhidas com base nas estatísticas de utilização e que seguem um critério baseado na procura, com o objetivo principal de facilitar o acesso à informação e aos serviços municipais.

WM: Além do site lançaram várias outras iniciativas. De que forma se enquadram na visão global da autarquia na sua relação com o munícipe?

BO: Estas iniciativas têm como objetivo principal conjugar a implementação, reforço e inovação das TIC's, no Município de Guimarães por forma a dar resposta à necessidade de promover a qualificação e modernização digital, a reorganização administrativa e virtualização, estimular a participação do cidadão e empresas, e a governação eletrónica.

Este processo de modernização pretende dotar o Município de Guimarães de um conjunto de ferramentas TIC de forma a tornar este Município mais eficiente e eficaz, com vantagens para os cidadãos e para as empresas, reduzir os custos de contexto, oferecer um novo modelo de distribuição de serviços públicos, qualificando o atendimento aos cidadãos e às empresas e melhorando o acesso por parte destes a esses serviços.

WM: De que forma os meios digitais afetam essa relação?

BO: Os serviços digitais são hoje uma realidade incontornável na nossa sociedade. A massificação do acesso à internet e a disseminação dos smartphones pela população traz por um lado enormes possibilidades e por outro um grande desafio. O Município de Guimarães, nesta como em outras matérias, pretende estar na linha da frente da inovação e na disponibilização de serviços digitais de qualidade aos seus cidadãos e empresas.

WM. Que novidades podemos aguardar?

BO: Nos próximos 6 meses temos ainda um conjunto de novidades para apresentar, nomeadamente:

  • integração dos serviços online com a Chave Móvel Digital;
  • portal do fornecedor;
  • atendimento por marcação no Balcão Único de Atendimento (BUA);
  • na app CityFy incluir a possibilidade de tirar uma senha para o sistema de filas do BUA;
  • expansão da rede Guimarães Wi-fi
  • reformulação do site Guimarães Turismo.
  • lançamento da nova versão da app Guimarães Mobitur
 

 

O novo site de Guimarães recorre à solução wmSmile desenvolvida especificamente para autarquias. Para além da User Experience baseada nas estatísticas de utilização, a apresentação de notícias e eventos torna-se mais apelativa devido à divisão em duas áreas de destaque que abrangem um maior número de notícias. Esta secção passa a incluir um filtro de categorias que auxiliam na procura de notícias ou temas específicos.

Funcionalidade que auxilia a pesquisa de informações é o motor de conteúdos relacionados. As notícias, os eventos e os pontos de interesse passam a incluir links para os conteúdos semelhantes aos que estão a ser visualizados naquele momento.

A acessibilidade aos Serviços Online, funcionalidade desenvolvida recorrendo à solução wsAutarquia, pode ser realizada através de atalhos diretamente na página principal. A conexão às diversas redes sociais da autarquia é possível em qualquer ponto de navegação.

Mais algumas novidades no website

  • Página com informações meteorológicas captadas pelo conjunto de estações instaladas pelo Município
  • Possibilidade de áudio descrição para notícias
  • Notificações de Proteção Civil
  • Serviços Online atualizados
  • Hiperligações no final da página para páginas de projetos ligados ao município

 

APP Guimarães Cityfy

Disponível para iOS e Android, Guimarães Cityfy interage com os residentes, visitantes e turistas a um nível muito mais pessoal. 

guimaraes cityfy

Uma nova forma de comunicar com o município

  • Acompanhamento de notícias, agenda e eventos contactos e pontos de interesse
  • Recurso a navegação para encontrar o seu destino
  • Participação no Orçamento Participativo para os munícipes
  • Registo e comunicação de problemas/ocorrências
  • Consultar o estado dos processos