Blog WireMaze

Monta 1 847 450
03 Julho 2018

Câmara Municipal de Montalegre revitaliza presença online

O novo site da Câmara Municipal de Montalegre já se encontra disponível. Baseado num visual atrativo, que espelha pontos históricos e marcantes do concelho, este projeto é mais um passo no esforço contínuo da autarquia para facilitar o acesso à informação e estabelecer uma relação mais próxima com os cidadãos.

A inclusão e remodelação da agenda municipal é outro dos pontos fortes do novo website, permitindo uma divulgação mais clara e fomentando o desenvolvimento cultural dos munícipes.

Através do desenvolvimento do site e recorrendo à solução wmSmile, a WireMaze colaborou no processo de comunhão entre a autarquia e os cidadãos. O  trabalho da Câmara Municipal no desenvolvimento de boas práticas de transparência e centralização da informação num único local também está patente neste projeto. 

Para entender o impacto positivo que esta renovação do website irá ter na comunidade montealegrense, entrevistamos o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Montalegre, o Dr. David Teixeira.

WireMaze: Quais são os principais objetivos da autarquia com o lançamento do novo site?

David Teixeira: A Autarquia de Montalegre encara a comunicação institucional como uma prioridade e a apresentação da actividade municipal como uma obrigação de informação quase diária, aos seus munícipes.

O munícipe encontra no site toda a informação que necessita sem precisar de se deslocar fisicamente ao Município. Questões sobre urbanismo, sobre rede de água ou saneamento, sobre cultura ou desporto, sobre educação ou serviço social podem ser tratados através do novo site com grande facilidade e rapidez.

Contudo o site precisava de refrescar a imagem e comunicar também com os turistas e com os potenciais visitantes do concelho. Esta nova preocupação está agora acautelada e melhor trabalhada assumindo o site uma comunicação territorial e de afirmação no espectro turístico e de Identidade cultural.
A terceira preocupação do novo site foi a facilidade de navegação, o mais intuitiva possível, permitindo aos visitantes portadores de algumas deficiências, a mesma experiencia esclarecedora e gratificante.

WM: Como se enquadra o site na visão da autarquia para o relacionamento com o munícipe?

DT: A comunidade local está cada vez mais participativa e exigente sendo notória a responsabilidade social, empenhando-se no bom funcionamento do sistema municipal.

O Site é a cara desta relação, que se deseja próxima e de comprometimento. Quer os serviços municipais, que o próprio site serão facilitadores da vida dos munícipes e única razão da sua existência.

Aumentar a participação dos munícipes nas decisões do poder local e permitir uma maior comunicação entre todos os interlocutores.

WM: Como vê o relacionamento entre autarquias e cidadãos em 2030?

DT: O futuro exige uma transparência cada vez maior das decisões politicas e dos compromissos financeiros assumidos com cada fornecedor e obriga a uma total desmaterialização dos processos administrativos facilitadores da vida diária de cada munícipe.
Os políticos terão de ser reais mas os meios de resolução das necessidades diárias serão cada vez mais virtuais e desmaterializados.