Blog WireMaze

Valongo 1 847 450
13 Junho 2018

Valongo apresentou projetos TáClaro e OP Jovem em Bruxelas

Após receber a distinção "Município 12 Estrelas", atribuída pelo Conselho da Europa, o Município de Valongo voltou a assumir-se como referência de boas práticas autárquicas e promotora da democracia participativa ao apresentar o seu projeto "Uma comunidade mais esclarecida, uma comunidade mais participativa" nas Séries de Cidadania Uraia, em Bruxelas.

A edição deste ano do evento, realizada nos dias 30 e 31 de Maio, teve o tema "Utilização de dados para capacitar Cidades e Cidadãos" e contou com a colaboração do CIRB  (Centro Informático da Região de Bruxelas). Foram 67 representantes, de várias cidades mundiais, que debateram a forma como as cidades podem alavancar o poder de tecnologias SMART para oferecer um serviço público mais eficiente e ter um impacto positivo na comunidade.

Nesta ótica, Valongo apresentou iniciativas como o TáClaro e o OP Jovem de Valongo. O primeiro, resultante da parceria com a CM Valongo e o ISCAP, reflete uma abordagem orientada ao cidadão, apresentando de forma simples, mas tecnicamente correta, informações complexas como a gestão dos escassos recursos públicos. Por sua vez, o OP Jovem permite que os cidadãos com idades compreendidas entre os 6 e os 35 anos, que residam, estudem ou trabalhem no munícipio, decidam o destino de uma parcela do orçamento municipal através da apresentação e votação de propostas que potenciem a comunidade local.

Estas duas iniciativas enquadram-se na perspectiva da autarquia de promover o envolvimento dos cidadãos e manter a autarquia a par das novas plataformas comunicativas, disponibilizando-as de forma acessível aos cidadãos.