Blog WireMaze

Op ca 1 847 450
10 Maio 2018

Carrazeda de Ansiães lança 1ª edição de OP

No seguimento da aposta estratégica na estimulação da participação dos cidadãos do município, a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães vai lançar o primeiro Orçamento Participativo da sua história.

Segundo o Presidente da Câmara Municipal, Dr. João Gonçalves, esta iniciativa pretende “aperfeiçoar a qualidade da democracia local, consolidar a ligação entre autarquia e cidadãos e reforçar a responsabilidade cívica”.

O compromisso com a participação ativa e o foco na cidadania estão explícitos neste processo, com a inclusão de um OP geral e um OP Jovem em que os cidadãos poderão decidir o destino de 30 mil euros do orçamento municipal.

A submissão de proposta teve início no dia 1 de maio e irá estender-se até ao dia 31 do mesmo mês. Posteriormente, entre 1 e 25 de agosto, decorrerá a votação das propostas.

Em termos técnicos, esta iniciativa irá utilizar a plataforma wmOP, que integra votação online e offline garantindo a unicidade de voto e promove a simplificação de processos através do acompanhamento das diferentes fases.

O mote já foi lançado pelo Dr. João Gonçalves, que afirmou que “cabe a cada carrazedense dar boa resposta a este desafio”.