Blog WireMaze

Taclaro inova na transparencia e prestacao de contas 1 847 900 1 847 450
13 Setembro 2017

TAClaro inova na transparência e prestação de contas​

O projeto TAClaro será apresentado oficialmente no próximo sábado dia 16 pelas 16:15 na ExpoVal em Valongo.

Explorando os princípios de "prestação de contas" e "transparência", apresenta-se como uma forma inovadora de comunicar diretamente com o cidadão, investindo na cidadania plena e afirmando Valongo na dianteira da formação de uma Comunidade Mais Esclarecida e Mais Participativa.

Atualmente, a informação disponibilizada na internet é muito técnica, o que dificulta a sua leitura e, consequentemente, a capacidade de os cidadãos avaliarem e responsabilizarem (politicamente) os agentes públicos envolvidos.

Assim, à semelhança do manual breve de cidadania Local, o TAClaro Valongo pretende elevar o nível de literacia financeira dos cidadãos e apresentar a informação em linguagem facilmente acessível e compreensível. Esta iniciativa insere-se no âmbito da opção estratégica, assumida pela CM Valongo, no sentido de promover o empoderamento dos cidadãos, tendo em vista a formação de uma Comunidade mais plena e mais democrática.

O projeto, resultante da parceria com a CM Valongo e o ISCAP, reflete uma abordagem orientada ao cidadão, apresentando de forma simples, mas tecnicamente correta, informações complexas como a gestão dos escassos recursos públicos.

(TAClaro - Transparency, Accountability and Communication in Local Administration)