Blog WireMaze

1280px riovezarcosdevaldevez 1 847 450
04 Fevereiro 2020

PDM de Arcos de Valdevez teve 60% de adesão ao formulário online

A autarquia do Minho, pela primeira vez, apresentou a nova forma de participar no plano diretor municipal (PDM) aos seus munícipes.

Tradicionalmente, a discussão pública de um PDM pode ser através do envio de e-mail ao respetivo do departamento e/ou responsável da autarquia ou presencialmente.

No entanto, o Município de Arcos de Valdevez modernizou este processo e criou um formulário digital no portal autárquico.

Este foi publicado à comunidade no site da autarquia, que respeitou o tempo de discussão pública do PDM de acordo com Aviso n.º 19817/2019, publicado em D.R., 2.ª Série, n.º 237, de 10 de dezembro.

O formulário permitia ao munícipe submeter a sua opinião, especificando a área em causa. Contudo, os resultados estão à vista e foram uma surpresa.

Conversamos, via telefone, com o Técnico Carlos Neiva do Município de Arcos de Valdevez “pela primeira vez apostamos numa forma de receber o feedback da nossa comunidade através de um formulário criado pela autarquia.”

“Cerca de 60% do feedback obtido, foi proveniente do preenchimento do formulário” e, de momento, encontram-se em análise, afirma o técnico municipal.

Numa primeira experiência, o número de respostas submetidas foi de 187. Tanto nos munícipes como nos técnicos municipais não houve muita resistência e a comunidade aceitou esta nova forma de discussão pública.

O técnico do Município de Arcos de Valdevez afirma que a criação do formulário foi um processo intuitivo e que obedeceu às normas do Regulamento Geral da Proteção de Dados.

A gestão centralizada das respostas tornou o processo de análise mais rápido. Através de perfis de segurança esta gestão é realizada de forma segura.

Uma experiência que desencadeou bons resultados na modernização dos serviços, recorde-se que Arcos de Valdevez foi premiado como o melhor Município no Critério da acessibilidade, navegabilidade e facilidade de utilização do IPIC 2019.

Torne a sua autarquia mais próxima dos cidadãos! Fale connosco.