Blog WireMaze

Wireacademy sedl  1  1 847 450
11 Novembro 2019

WireAcademy na Semana Europeia de Democracia Local

A WireMaze colaborou em 3 workshops na mais recente Semana Europeia de Democracia Local - SEDL na cidade de Valongo, tendo reunido dezenas de participantes em torno de temas como cidadania e participação pública.

A SEDL é um evento pan-europeu que tem como objetivo sensibilizar e nutrir reflecções na melhoria da comunicação entre os cidadãos e autarquias. Em Valongo decorreu ao longo de três semanas no passado mês de outubro e rico em atividades.

A WireAcademy proporcionou workshops em que a partilha de conhecimento e experiências foi o ponto de partida para a melhoria da democracia local.

No dia 16 moderamos em parceria com a autarquia de Valongo um workshop dedicado a jovens proponentes em orçamentos participativos. A troca de experiências e expectativas foi elevada, para os jovens bem como para os técnicos que os acompanharam.

No dia 18 de outubro, técnicos autárquicos participaram no 15º Workshop “Pontos-chave para o sucesso do seu OP: exemplos e casos práticos”. O dia iniciou com uma abordagem minuciosa sobre a execução dos processos de Orçamento Participativo. Da parte da tarde, foi momento de colocar todos os conhecimentos em prática. Um exercício que conseguiu corresponder às expetativas de técnicos e autarquias que ainda estão a dar os primeiros passos, bem como das que já têm processos de orçamentos participativos com alguns anos de experiência.

O 15º workshop da WireAcademy foi um dia extraordinário de aprendizagem, tendo como principal mensagem a necessidade de adaptar todas as boas práticas à realidade e necessidades de cada autarquia.

O workshop “Democracia Local em Contexto de Juntas de Freguesia” foi realizado no dia 21 de outubro, naquele que foi o 16º evento da WireAcademy.

Contando com a participação de um conjunto de oradores convidados, provenientes de distintas uniões e juntas de freguesia, explanaram as estratégias na modernização dos serviços e comunicação digital com os fregueses.

Ao fim desta edição, não podíamos estar mais gratos. A presença de todos os participantes fez com que estes workshops tenham incentivado a criar oportunidades e alternativas em melhorar a relação e comunicação entre autarquias e suas comunidades.

Agradecemos o convite feito pela Câmara Municipal de Valongo porque poder colaborar em mais uma edição da SEDL é um prazer. À equipa da autarquia que organizou a SEDL o nosso obrigado pelo empenho e dedicação ao longo de todos os eventos.

Não teve oportunidade de participar? Temos especialmente para si mais alguns eventos agendados para janeiro de 2020. Guarde desde já espaço na sua agenda. Saiba mais aqui

 

WireAcademy-SEDL (2)

WireAcademy-SEDL (3)

WireAcademy-SEDL (4)

WireAcademy-SEDL (5)