Blog WireMaze

Logo sedl 1 1000 750 1 847 450
15 Outubro 2019

Valongo aposta na partilha de experiências e casos de sucesso na Democracia Local

Valongo organiza mais uma vez, a Semana Europeia de Democracia Local, que decorre entre 14 e 29 de outubro. Este é um evento pan-europeu que obedece a um conjunto de objetivos que irão refletir na melhoria da comunicação entre os cidadãos e autarquias.

"Mobilizar os cidadãos europeus em torno do tema da democracia local, aumentando o seu conhecimento e envolvimento nas políticas locais."

De modo a cultivar esta mobilização a organização irá proporcionar um conjunto de atividades onde a participação é gratuita mas que, em alguns casos, requer inscrição prévia.

"Incentivar os representantes eleitos a intensificar e aprofundar o seu diálogo com os cidadãos para revitalizar a democracia local."

No âmbito de Orçamento Participativo, várias atividades irão ser desenvolvidas e em públicos distintos. No dia 16 de outubro será o 2º Encontro Proponentes Orçamentos Participativos, no Museu Municipal de Valongo, onde os jovens irão poder compreender que conceitos é que estão à volta deste tema e como é que podem agir perante os desafios colocados.

No dia 18 de outubro acontecerá o 15º Workshop da WireAcademy sobre "Pontos-chave para o sucesso do seu Orçamento Participativo: exemplos e casos práticos", entre as 9h e 16h os técnicos municipais irão partilhar e aprender as melhores formas de trabalhar o Orçamento Participativo nas suas autarquias.

Pela primeira vez irá ser abordada a "Democracia Local no Contexto de Juntas de Freguesia", neste que será o 16º Workshop da WireAcademy. Oradores provenientes de diversas uniões e juntas de freguesia ao longo do país irão debater e partilhar experiências sobre o papel das freguesias, e o equilibrio entre a modernização administrativa (digital) e a presença física. Uma conversa a não perder entre as 14h e 18h da tarde no Museu Municipal de Valongo.

"Promover o papel do Conselho da Europa e, mais particularmente, do Congresso das Autoridades Locais e Regionais no reforço da democracia local e do respeito pelos direitos humanos na Europa"

Por último, o momento alto da SEDL, no dia 22 de outubro com a III Conferência Internacional “Caminhos a Seguir”, no Fórum Cultural de Ermesinde onde temáticas como Open Government e Metodologias inovadoras de Democracia Participativa dedicadas aos jovens irão ser abordadas. Para mais informações consulte o programa.

A Semana Europeia da Democracia Local termina no dia 30 de outubro com atividades para todos.