Blog WireMaze

Markus spiske qozzjpfz2lg unsplash 1 847 450
17 Setembro 2019

Como ser uma Junta de Freguesia de referência

A evolução da comunicação digital entre as comunidades e as suas entidades autárquicas, tem sido muito rápida e, também, desafiante. No caso das Juntas de Freguesias, o desafio passa por conseguir revolucionar a sua comunicação com os fregueses tornando-a mais direta e sem burocracias.

“Uma junta/autarquia local que acompanhe a modernização digital, que a cada dia é surpreendente, é uma junta que vive os dias com uma visão de futuro.”

João Aguiar - Membro Executivo da União de Freguesia Centro Histórico do Porto

A modernização da comunicação é o ponto crucial que as juntas de freguesia devem apostar para apresentarem aos seus fregueses uma nova forma de obter informação.

 

Já conhece o minicurso sobre comunicação online para Juntas de Freguesia?

 

“A desmaterialização, não se restringe apenas ao papel, mas também, pela qualidade de vida que pode proporcionar a todos os fregueses, que serve de exemplo a uma era que se quer cada vez mais amiga do ambiente.”

João Aguiar - Membro Executivo da União de Freguesia Centro Histórico do Porto

No trabalho desenvolvido com a Junta de Freguesia Parque das Nações e a União de Freguesia do Centro Histórico do Porto, foi identificado que a desmaterialização dos processos é o fator chave:

  • O serviço de atendimento seja célere, evitando deslocações;
  • O papel das juntas de freguesia passe a ser visto como apoio à comunidade em todos os tipos de serviços;
  • As juntas de freguesias serem o elo de ligação dos seus fregueses com as suas iniciativas recreativas, culturais e sociais.

 

A solução para combater estes pontos passa pela utilização de uma plataforma única onde pode desenvolver a comunicação, participação pública, transparência e serviços online, juntamente muitos outros serviços que preste à sua comunidade.

O desenvolvimento da sua junta de freguesia passa na implementação duma plataforma que contém:

  • A modernização da comunicação digital;
  • Uma maior interação com os seus fregueses;
  • A gestão de dados de acordo com o RGPD;
  • A gestão de serviços online num ambiente de trabalho único;
  • A automatização das suas tarefas internas.

 

“Primeiro passo na inadiável necessidade de estreitar relações com os(as) que vivem, trabalham e visitam o Parque das Nações”

Mário Patrício - Presidente da Junta de Freguesia Parque das Nações

O portal da Junta de Freguesia Parque das Nações foi desenvolvido com WireMaze Cityfy Platform ®, tendo a nossa equipa conseguido responder às expetativas dos autarcas e ultrapassar obstáculos que estes se deparavam no trabalho quotidiano com os seus fregueses.

A experiência e conhecimento destas e outras juntas de freguesia irão ser partilhadas no workshop “Democracia local em contexto de Juntas de Freguesias”, organizado pela WireAcademy no dia 21 de outubro.

É uma oportunidade única para partilhar boas práticas na modernização dos serviços digitais e comunicação com os fregueses.

Não perca, também, no dia 18 de outubro, um workshop sobre "Pontos-chave para o sucesso do seu Orçamento Participativo: exemplos e casos práticos". Estes enquadram-se na programação da Semana Europeia da Democracia Local organizado pela Câmara Municipal de Valongo.

Este evento é organizado pela WireMaze no âmbito do seu programa de disseminação de boas práticas wireAcademy que juntou centenas de técnicos e autarcas nos 14 workshops que realizou desde 2017.

As inscrições são GRATUITAS para colaboradores e eleitos autárquicos, mas limitadas à capacidade da sala.

A autarquia de Valongo organiza, ainda, a III Conferência Internacional “Caminhos a seguir” sobre Open Government e Metodologias inovadoras de Democracia Participativa dedicadas aos jovens.

 

Antecipe-se e torne a sua Junta de Freguesia no braço direito dos seus fregueses! A WireMaze pode ajudá-lo!