Blog WireMaze

Ta claro valongo 1 847 450
23 Julho 2019

TAClaro no Boletim sobre Inovação na Administração Pública

INA - Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas – tem como objetivo a difusão e a partilha de informação e conhecimento sobre a inovação na Administração Pública.

No mês de julho a INA celebra a inovação, a coragem dos inovadores e o empreendedorismo dos trabalhadores da Administração Pública. Nessa edição do Boletim, foram destacados quatro projetos e o TAClaro é um deles!

TAClaro (Transparência, Responsabilidade e Comunicação na Administração Pública Local)

Projeto apresentado em 2018 nas Sérias de Cidadania URAIA em Bruxelas já se destacou a nível europeu pela sua inovação e transparência. Trata-se de uma plataforma resultante da parceria com a CM Valongo e o ISCAP que reflete uma abordagem orientada ao cidadão. Apresenta informações complexas como a gestão dos escassos recursos públicos de uma forma simples, mas tecnicamente correta e com recurso a ilustrações.

ilustracao ta claro decisao sobre a iluminacao

Ilustração retirada da plataforma TAClaro na área da “Decisão sobre a Iluminação Pública”

Atualmente, a informação disponibilizada na internet é muito técnica, o que dificulta a sua leitura e, consequentemente, a capacidade de os cidadãos avaliarem e responsabilizarem (politicamente) os agentes públicos envolvidos. Os principais objetivos do projeto são os seguintes:

  • Aumentar a literacia económico-financeira
  • Informar os munícipes sobre a gestão autárquica, promovendo a participação da comunidade na administração pública local;
  • Promover a transparência.

O projeto TAClaro teve início em 2015 e está ainda em desenvolvimento. Depois da fase experimental, o protótipo do projeto tem sido apresentado à comunidade em vários eventos e divulgado junto da população, obtendo um feedback positivo quanto aos conteúdos e à forma e suscitando muito interesse nesse público-alvo.

Cartoon-subs

(TAClaro - Transparency, Accountability and Communication in Local Administration)

Outros projetos destacados:

  • Violência, Humanização e Saúde (VHS)
  • Pegada Ecológica dos Municípios Portugueses
  • DECIdE (Multi-criteria decision support plataforma for urban waters infrastructures)

 

Boletim de Inovação da Administração Pública - julho 2019