Blog WireMaze

Dsc 5135 1 847 450
27 Maio 2019

Autarquias do Futuro ontem, hoje e amanhã

Todos os dias trabalhamos com o objetivo de melhorar a nossa sociedade, para que esta seja de e para pessoas.

Foi com esse foco que realizamos o Workshop Nacional “Autarquias do Futuro” no Fórum da Maia. O dia 15 de maio ficou marcado pela partilha estimulante de boas práticas, aprendizagens e experiências pessoais.

240 técnicos e eleitos autárquicos assistiram a 31 intervenções de luxo.

painel transparencia

O dia começou da melhor forma com o painel de transparência e a oportunidade de ouvir o inspirador Luís Amaral da Universidade do Minho, José de Molina do Conselho de Transparência de Múrcia transmitir uma visão de sociedade transparente e aberta, Adria Duarte Griño do OIDP partilhar os imensos benefícios das redes internacionais de cidade e regiões, e ainda Yves Cabannes da Universidade de Londres desafiar os presentes a inovar e explorar novos territórios na participação e transparência.

comunicacao

De seguida iniciou o painel de comunicação. Os oradores convidados: Simão Santana (CM Aveiro), António Alves (CM Murça), Daniel Coelho (CM Odemira), Miguel Abrunhosa (CM Bragança), Pedro Vala (CM Porto de Mós) e António Queirós (CM Carregal do Sal) partilharam com o público os seus percursos na comunicação autárquica. Desde a criação da identidade municipal, estudos de perceção, estratégias e boas práticas de comunicação, este painel enriqueceu e aprofundou os nossos conhecimentos na criação de laços com o cidadão e atração à região.

participacao

Em simultâneo decorreu o painel de participação. Moderado por Yves Cabannes este painel aprofundou práticas distintas de participação pública. A partilha focou-se em como fazer o cidadão participar e ter voz ativa na sociedade. Com contextos, maturidades e necessidades diferentes foi possível ter uma abordagem holística da democracia participativa. Os oradores convidados foram Gisela Barbosa (CM de Valongo), Alexandra Monteiro (CM Chaves), Cristina Sousa (CM Seia), Irene Pinheiro (CM Vila Nova de Cerveira), Francisco Martins (CM Odemira), Flávio Ramos (CM Vila Nova de Gaia) e Pedro Brás (UF Massamá e Monte Abraão).

futuro

Após o convívio e networking durante a pausa para o almoço, iniciou um breve painel sobre o futuro. Bruno Oliveira da CM de Guimarães demonstrou o protótipo de um chatbot inteligente, o Afonsinho, que pretende dotar a autarquia de um atendimento “humanizado” automático 24x7. Além de compreender perguntas em linguagem natural, ou seja, uma normal conversa escrita, o chatbot tem a capacidade de aprender com a informação introduzida diariamente no site.

Pedro Alves da CM de Águeda demonstrou uma plataforma de Smart Cities que a autarquia está a desenvolver internamente em que o cidadão se torna o papel central da comunicação, recebendo informação de alertas de cheia, de poluição ou podendo contribuir com ideias e sugestões. Integrando dados dos múltiplos parceiros e sistemas que a autarquia já tem em funcionamento a plataforma permite o acesso a dados abertos, potenciando assim o aparecimento de novas soluções.

servicos

De seguida o painel de serviços aos munícipes. César Silva (WireMaze/CM Águeda), Bruno Oliveira (CM Guimarães), Clara Ganhão (CM Lagoa Açores), Miguel Azevedo (CM Maia), Vítor Freire (CM Óbidos), Ricardo Simões (CM Amadora) e Nelson Escravana (INOV) abordaram os aspetos essenciais para a aproximação dos munícipes através de meios digitais.

Neste painel foi apresentada a nova solução de reuniões de assembleia municipal e câmara, desenvolvida em conjunto com Águeda. A transparência na gestão dos tempos das intervenções e disseminação de documentos foram os pontos fortes focados.

Guimarães apresentou publicamente o portal do fornecedor, dedicado à simplificação das aquisições até 5000€. Segundo os dados apresentados, em pouco mais de 3 meses já processou mais de 1100 processos, com significativas poupanças de tempo aos serviços (devido à integração com o ERP) e incremento de qualidade de serviço para os fornecedores.

turismo

O painel de turismo que decorreu em simultâneo na parte da tarde, teve como oradores Cláudia Viana (CM Arcos de Valdevez), Daniel Coelho (CM Odemira), Ricardo Magalhães (AM Baixo Tâmega) e Pedro Morais (Rota da Terra Fria). Os conteúdos foram abordados de uma forma muito prática sempre com base nas experiências pessoais de cada um dos oradores.

Momentos de partilha, conselhos, sugestões e novas ideias estimularam este workshop e inspiraram os participantes para a inovação.

Queremos agradecer a todos os participantes e em particular aos oradores pela energia positiva e conhecimento que nos transmitiram!

É esta energia positiva que nos faz mover e ter fé numa sociedade de e para os cidadãos na qual a administração local tem um papel fundamental, e nós - WireMaze - somos um meio.

Este evento está englobado na iniciativa promovia pelo Forum GovInt, Ano Nacional de Colaboração, que pretende mobilizar e inspirar a sociedade portuguesa para a relevância estratégica da colaboração.

 

“Tudo foi realmente interessante, uma grande oportunidade de troca de experiência e aprendizagem, afinando temas e abrindo novas perspetivas. Gostei muito também da sessão sobre participação que me permitiu entender melhor os desafios e resultados de alguns OP’s em Portugal.”

Yves Cabannes - Professor Emérito University College London

 

“Foi, sem dúvida, um alto momento de partilha de experiências. Continuem! Muitos parabéns pelo excelente evento proporcionado e todo o apoio dado.”

Clara Ganhão – CM Lagoa, Açores

 

“Foram momentos de grande aprendizagem para mim e proporcionou o estabelecimento de contatos que certamente terão continuidade em projetos futuros.”

Luís Amaral – GAVEA

 

“Sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe. O Congresso "Autarquias do Futuro" deixou uma certeza muito forte em todos nós de confirmação que estamos no caminho certo. Foi uma jornada de intensa partilha e enorme aprendizagem. Sugiro que continuemos, juntos, a ir cada vez mais longe!”

Gisela Barbosa – CM Valongo

 

"Parabéns!
Após o sucesso do vosso workshop, estou certo que surgirão inúmeras oportunidades e desafios. Encarem-nos com a mesmo profissionalismo e dedicação que sempre nos habituaram."

Bruno Oliveira – CM Guimarães

 

"Excelente oportunidade para trocar experiências com outras autarquias, aprofundar conhecimentos técnicos e tecnológicos, e descobrir soluções inovadoras de participação activa dos munícipes na vida da sua cidade."

Helder Gonçalves - CM Matosinhos

 

Já estamos a planear a próxima edição! Fiquem atentos à nossa Newsletter.

VEJA AS FOTOGRAFIAS DESTA EDIÇÃO AQUI